2 abr 2020

Animação • O Velho e o Mar.

Tive o prazer de conhecer essa animação através de um amigo, ele me indicou em uma conversa e me disse: “Aquele diretor é magnifico e a animação é linda.” É claro que eu não poderia ignorar uma indicação dessa.

•––––––★––––––•
Título Original: The Old Man and the Sea. Direção: Aleksandr Petrov.
Gênero: Animação , Drama, Fantasia. Ano de Estréia: 1999.
País de Origem: Canadá, Japão , Rússia. Nota do IMDB: 8,1.
•––––––★––––––•

Um curta de 22 minutos que contém mais poesia, arte e lição de vida do que muitos humanos por ai carregam em um corpo inteiro..

Esse curta é tão lindo de se ver , com uma trilha sonora tão perfeita de se sentir que eu praticamente consegui sentir o cheiro da água salgada do mar dentro de meu quarto..

As imagens, a música , a poesia , a luta, tudo conspira para que nós tenhamos uma experiência completa de imersão na obra.

Obra está que com muita alegria informo-lhes que tem um livro, sim! Esse curta é uma adaptação do livro de Ernest Hemingway.

Comentando um pouco mais sobre a história do curta e do livro (que ainda não li , mas vou trazer a resenha pra vocês logo mais) em O Velho e o Mar , conhecemos Santiago , um pescador em idade avançada e deverás carrancudo por não pegar um peixe a uma quantidade significativa de dias.

Em algumas cenas, somos apresentados aos sonhos de Santiago , sonho esses que são representados de maneira significativa, como na vez em que ele se imagina como um irmão do peixe que tenta pescar, nadando e voando através do céu e do mar.. ou na vez que ele lembra de suas aventuras através do mundo deparando com animais belíssimos, imagens realmente muito bonitas.

Alexander Petrov, diretor desse belíssimo curta não usou pincel nenhum para as pinturas, e sim as pontas dos dedos em chapas de vidro, ele levou nada mais nada menos do que dois anos para pintar todos os quadros dos curtas , totalizando um total de 29 mil quadros , pintados com os dedos.

Incrível não é mesmo?

Com certeza um curta para se ver mais de uma vez e admirar sua beleza , profundidade não só na história mas também no modo em que Petrov e Hemingway a fizeram , conseguiram unir arte, poesia, lições e muito amor em complexos 22 minutos.

Para finalizar com uma ótima notícia , para quem quiser assistir disponibilizo aqui o link do curta:

26 Comentários

  • Para tudo! Ele fez 29 mil quadros com os dedos?! Já eme ganhou! =)
    Eu nunca vi uma coisa tão linda assim, me apaixonei, sério. S2 É notável a delicadeza dele, os traços impecáveis e a beleza que rendeu no final.
    Amei mesmo.

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Sim 29 mil quadros pintando com os dedos, é simplesmente insano pensar que alguém fez algo assim não é?! É notável mesmo, fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu desse curta incrível e maravilhoso! <3

  • Aaah, Hemingway sempre tão maravilhoso. Assisti esse curta tem muitos anos, nossa, acho que uns dez anos.. 😱 que coisa linda lembrar dele e poder rever pelo link que você disponibilizou.
    Foi o primeiro livro de Hemingway que li, espero que aprecie a obra.

    Küss 😘

    • Fico feliz que você tenha gostado tanto de relembrar um curta que tenha assistido a alguns anos atrás. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas com certeza espero ler em breve.

  • Oi Isa
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa animação, mas é tão curtinha que com certeza vou assistir. Eu amo ilustrações e a forma como os diretores conseguem transpassar uma essência diferente nesses pequenos minutos. Adorei!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    • Olá!! Eu também adoro como se consegue passar tanta coisa em tão poucos minutos , espero que goste do que assistir , depois me conte o que achou <3

  • ‘Um curta de 22 minutos que contém mais poesia, arte e lição de vida do que muitos humanos por ai carregam em um corpo inteiro’ é uma afirmação forte, até pretensiosa, mas confesso que foi o que me deu MUITA vontade de querer assistir e ficar com essa mesma impressão, sério… O livro (que é um novela se não me engano) O Velho e o Mar, já conheço e vou adorar ler uma resenha sua por aqui, excelente obra.

    • Confesso que foi uma afirmação pretensiosa mesmo , mas pode confiar foi exatamente isso que eu senti ao ver e sentir esse curta os sons as imagens o que ele passa é simplesmente incrível. Eu com certeza quero trazer a resenha do livro também , mais pra frente espero poder trazer.

  • Adorei ter a oportunidade de conhecer essa animação aqui através das suas palavras.
    Gostei muito mesmo da maneira que conseguiram unir arte, poesia, lições e muito amor em complexos 22 minutos nessa animação! Muito incrível como você descreveu brevemente tão bem essa história e soube opinar sobre a mesma muito bem.

    • Muito obrigada pelos elogios , eu tento passar nas minhas palavras o que eu senti assistindo ou lendo e fico muito feliz quando alguém retribui tão bem assim o que eu escrevo de verdade. Com certeza é um curta mas muito complexo cheio de poesia e lições , compensa muito assistir e se aprofundar nesse mundo de O Velho e o Mar.

  • Essa animação é tão linda e por ser baseada em um dos livros mais bonitos que já li me deixa mais encantada ainda. Perfeita sua descrição do curta. Beijos.

    • Fico feliz que tenha gostado da descrição do curta e das informações que trouxe pra vocês. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas com certeza está entre os livros que eu mais quero ler.

  • Olá.
    Só de saber que o diretor fez um trabalho artesanal por dois anos para concluir essa obra, já mostra o quão poética ela é. Além disso, eu já tive o prazer de ler o livro, a história é de muita sabedoria. Adorei saber da existência da animação e já vou a procura. Obrigado

    • Sim um trabalho artesanal maravilhoso e cheio de dedicação, nos da um sentindo a mais para assistir esse curta incrível né.

  • Oi Isa.
    Eu sou uma fã de Hem. Porém, O Velho e o Mar que foi minha primeira leitura dele, não me agradou muito. Meu marido que já leu, releu e até passou o filme longo para os alunos dele certa feita diz que li errado… E por isso tô tentando planejar uma releitura.
    Eu fiquei super feliz com essa informação que você trouxe. E mais… Com o link para que convidar o marido a assistir!
    Arrasou.
    Beijocas

    • Eu ainda não tive a oportunidade de ler , mas ouvi muito comentário que o livro não agradou , que tem um tom escuro, depressivo, mas isso vai de gosto , uns gostam outros não os livros são assim mesmo né!
      Espero que você e seu marido tenham gostado desse curta que eu deixei para assistirem <3

  • que lindo, eu amo curtas, tinha uma época que eu assistia vários e ficava horas chorando ou tendo insights, esse não conhecia mas vou assistir, o que me lembra obrigada por inserir o video.

    • Eu sou nova no ramo dos curtas, fico feliz que alguém experiente como você tenha gostado da dica e se propor a assistir o que eu estou indicando, espero que goste!

  • Já fiquei muito interessado pela animação. Quando Lino título pensei automaticamente em a arca de Noé. Amei da dica!
    Obrigado <3

    • Gostei do título ter te remetido a arca de noé , interessante, acho que no livro deve se aprofundar mais sobre as viagens do velho passando mais sobre os animais com os quais ele se encontrou , fico feliz que tenha gostado da dica <3

  • Eu li O velho e o mar quando era muito nova e, provavelmente por conta disso, não consegui me envolver com a estória. Achava muito depressiva, não sei, de tons escuros. Preciso reler, afinal Hemingway não é reverenciado sem motivos. Bacana encontrar a dica do curta, acho que poderá me deixar mais à vontade para voltar ao livro. Abraços.

    • Interessante você comentar que o livro tem tons escuros e tudo o mais , o curto é cheio de tons claros e imagens muito bonitas, mas confesso que ainda tem o tom depressivo afinal o velho não é lá uma pessoa muito feliz , mas vale a pena assistir as imagens são muito bonitas e o tom poético nos faz viajar.

  • Oie, tudo bem? Ah, que indicação mais amorzinho. Amo sugestões diferentes assim. Fiquei impressionada com a quantidade de quadros. Dois anos para terminar? É muito tempo não? Mas gostei muito do resultado. O movimento das ondas, do pêlo do leão, parece tão real. Um trabalho memorável. Obrigada por tanta sensibilidade. Um abraço, Érika =^.^=

    • Olá, tudo ótimo! Sim dois anos para terminar é realmente muito tempo!
      Sim adoro o movimento que o curta tem em todos os sentidos, fico feliz que tenha assistido e gostado! Eu que tenho que agradecer! Abraço! ❤

  • Nossa, amei a indicação. Amo curtas e agora estou super empolgada. Vou assistir hoje ainda!!!!


Siga no instagram @leportraitdeisa