4 mar 2020

Resenha • A Lenda de Sigurd e Gudrún.

Salut mes amours…

Não é novidade para ninguém que J.R.R. Tolkien além de um dos maiores escritores era com certeza um grande estudioso , um homem muito sábio apaixonado pelo tempo nórdico e suas histórias e poemas.

Por isso hoje trago a resenha de um dos livros mais difíceis que já li até agora , um livro que revirou minha cabeça e me mostrou que Tolkien é e sempre vai ser muito mais do que pensamos dele.

•––––––★––––––•
Título Original: The Legend of Sigurd and Gudrún.
Autor: J.R.R.Tolkien. Editora: Martins Fontes,selo Martins.
Páginas: 440.  Ano de Publicação: 2010.
•––––––★––––––•

Precisamos começar a entender esse livro pelo seguinte ponto: ele é um compilado de uma obra póstuma de Tolkien, obra em que seu filho Christopher Tolkien, com muita maestria edita e lança, essa obra é composta por dois poemas que estão ligados, sendo eles A Nova Balada dos Völsungs e A Nova Balada de Gudrún.

O começo do livro trás uma grande explicação de Christopher e uma parte de uma palestra do próprio Tolkien pai, falando sobre como foi escolhida a versão islandesa das Eddas, devido ao seu julgamento de qualidade literária.

Depois dessas explicações somos então presenteados, iluminados, e apresentados aos maravilhosos poemas, poemas que são mantidos pareados com a versão original, para que os leitores possam acompanhar o que Tolkien quis passar sem a tradução para o português. Nota-se aí que muito do texto é mantido igual, em muitas partes Tolkien apenas copia o poema original sem mudar nada.

Meus caros amigos, é quando o poema começa que ficamos perdidamente encantados, para os familiarizados com os poemas épicos nórdicos, com certeza não é uma leitura difícil, mas eu não era familiarizada, então para mim foi.

“Sou esta que Ódin atou,
que de Ódin fui eleita;
agora nem mais guerra
nem algum companheiro me cabe.
O meu juramento
é firmado para sempre:
só compartilhar o leito
com o eleito da Terra.”

Embora encantada com tudo precisei ler e reler para entender a grandiosidade de tudo aquilo que estava lendo , pois somos apresentados ao eleito de Asgard, Sigurd o matador de Dragões , somos apresentados a Fáfnir a Serpente , somos apresentados a Valquíria Brynhild e a anciã e bruxa Grimhild e a sua filha Gudrún , somos apresentados a Völsungs e Bolsüngs e a todo um universo , cheio de magia, batalhas, guerras e grandes heróis e feitos heroicos.

Eu com certeza sai dessa leitura, mais apaixonada ainda, tanto por J.R.R.Tolkien quanto por Christopher Tolkien, que além de compilar os poemas de seu pai , nos da explicação , notas, e comentários sobre os poemas e anotações de seu pai.

Christopher nos dá tudo o que precisamos para entender a genialidade de J.R.R.Tolkien e deixa claro para nós, um livro extremamente difícil para quem não é inicializado nesse tipo de leitura, eu poderia indicar aqui outros livros para se começar com literatura nórdica, mas os comentários de Christopher nos ajudam tanto , que vale a pena começar por esse, afinal a genialidade dos Tolkien não pode ser deixada para depois.

“Agora a glória se acaba,
apagando-se o ouro,
o tumulto e os clamores,
amaina—os a noite.
Alçai os corações,
donzelas e senhores,
pro cantar que desde antanho
se entoa sobre a dor.”

Espero que tenham gostado dessa resenha, pois eu estou simplesmente encantada por esse livro.

Bisou bisou , Isa. 💜

26 Comentários

  • Confesso que não sou muito familiarizada com o universo de Tolkien, mas gostaria de conhecer mais sobre a cultura nórdica. Esse livro já chama atenção logo pela capa incrível! Estou apaixonada por ela! S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Esse livro é incrivel para se conhecer mais sobre a cultura nórdica! Mas te indicaria também alguns outros se quiser!
      Realmente a capa dele está linda mesmo, fico feliz que tenha gostado hihihih <3

    • Eu nunca li nada dele 🙈 mas vejo maravilhas sobre todos eles, esse não parece ser diferente a capa está lindíssima amei a sinopse é a resenha e não fique assim sempre vejo alguém falando que não entendeu de primeira. Eu por sinal quando tentei uma vez rs.

      • Olha eu realmente não entendi de primeira é tão complexo! Mas incrível de se ler quando se entende.. aproveite a vibe e vá ler Tolkien também hahaha

  • Tolkien é grande, é extraordinário, um dos melhores, eu amo… sobre ler e reler para acompanhar a ideia do texto, acho isso maravilhosos, bons escritores são assim, exigem do leitor de modo a deixá-lo exausto.

    • Vou ter que concordar com você, Tolkien é grande e extraordinário mesmo!
      Sim realmente ele me fez ler e reler foi incrível!!

  • Nossa, que mega interessante toda essa contextualização por trás dessa obra envolvendo a genialidade dos Tolkien. Acredito que essa seja uma obra daquelas que eu adoraria ler e favoritar pra vida toda, apenas por todos os elementos citados aqui por você e presentes nesse livro. Achei realmente super interessante e fiquei bem intrigada e com vontade de ler. Excelente resenha!

    • Sim Deb,é uma contextualização incrível os Tolkien simplesmente conseguem mostrar para o que vieram com essa obra, os comentários, os poemas em si é tudo tão bem elaborado que só lendo para sentir a grandiosidade! Fico muito feliz de ter despertado em você a vontade de ler , obrigada de verdade pelo elogio. <3

  • Tenho grande admiração por Tolkien e por sua obra. Está é um dos títulos que ainda não li (li apenas a trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit). Me encanta a maneira como seus livros são editados, pois eles transparecem o respeito e o conhecimento que o autor tinha pela história e pelos processos da escrita e edição de um livro que caminha lado a lado com a tradição oral.

    Abraços.

    • Meu caso já é ao contrário, eu ainda não li a Trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas ta na minha lista de leituras pra esse ano ainda!
      Também me encanta o jeito que os livros são editados e o zelo que se tem em cada detalhe deles viu! É realmente tudo muito encantador quando se trata de Tolkien!

  • Tenho uma vontade imensa de conhecer a escrita de Tolkien, até o momento ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro do Autor, mas espero que em breve eu possa. E nunca tinha ouvido falar desta obra mas gosto muito de ler coisas neste estilo então com certeza ja vai para minha lista de leitura!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    • Olha quando tiver a oportunidade leia mesmo que você não vai se arrepender a escrita de Tolkien é simplesmente incrível!

      Obrigada de verdade pelo elogio, bisou bisou Isa! <3

  • Hey, Isa.
    Então, ano passado eu li O Hobbit. Essa ano eu comecei um projeto de ler O Legendarium com umas amigas bem entendidas em Tolkien, porque sim… eu quero compreender mais. Eu quero me apaixonar também! hhahahaa
    E dessa forma, me encantei com sua resenha, com seus elogios, e com essa capa! Bem futuramente espero ter essa obra entre minha coleção.
    Beijão

    • Eu ainda não cheguei a ler O Hobbit, mas está nas minhas leituras!
      Esse O Legendarium eu nem conhecia , mas já vou pesquisar sobre!
      Olha tenho certeza que você vai se apaixonar sim viu!
      Fico feliz que você tenha se encantado com a minha resenha de coração mesmo!

      Bisou bisou , Isa!

  • Oi, Isa. Eu adoro Tolkien, e apesar de ter o livro na estante, ainda não li. Sim, isso é uma.heresia de minha parte hahaha

    Pretendo ler depois que fizer a leitura de outros títulos do autor, esse eu vou deixar mais pra frente…

    Küss 😘

    • hahaha tudo bem eu também procrastinei bastante antes de começar a ler Tolkien, tenho certeza que quando começar não vai querer mais parar!

      Bisou bisou , Isa <3

  • Oi, tudo bem? Apesar de os livros do autor serem bem conhecidos ao redor do mundo inteiro ainda não li nenhum deles. Pelo instagram leio algumas resenhas e vejo elogios e fico bem curiosa quanto a sua escrita. No início do ano acompanhei a Harper Collins e seus lançamentos atuais. As edições estão incríveis e lindas como essa que você apresentou. Gostei da sua resenha e indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    • Olá! Tudo ótimo e contigo?
      Eu também demorei para começar a ler Tolkien, quem sabe um dia você resolva começar a ler e dai não vai querer parar nunca mais , hahaha
      E sim as edições da Harper estão lindas mesmo né um colírio para os olhos!
      Fico feliz de coração que você tenha gostado da resenha e dessa indicação!
      Bisou bisou , Isa <3

  • ah sem duvida tolkien é incrível, esse eu ainda nao li mas esta na lista
    eu amei os livros que li dele <3
    ótima indicação

    • Sim Tolkien é incrível mesmo!
      Quando ler esse vai se encantar de verdade!
      Obrigada de verdade, bisou bisou Isa <3

  • Eu confesso que morro de vontade de ler obras do Tolkien, mas uma vez comecei a ler O Senhor dos Anéis e não dei conta, achei a escrita dele extremamente arrastada e difícil de ler. Mesmo assim, considero que ele é simplesmente o mestre de toda a fantasia que conhecemos e como conhecemos. É um ícone! Você disse que deu nó na sua cabeça, mas mesmo assim fiquei com vontade de ler! Parabéns pela resenha!

    • Infelizmente uma das características de Tolkien é a escrita arrastada , vi isso em O Silmarillion , ele é tão detalhista, tão perfeccionista em sua escrita nos detalhes em tudo que fica arrastada a leitura , mas olha se você tem paciente para continuar vai se maravilhar tente de novo tente por um livro diferente O Hobbit é uma boa pedida para o começo! Fico feliz que tenha gostado da resenha de coração. <3

  • Oi oi,
    Nossa que eu fiquei encantada pelo livro, e como o Christopher conseguiu compilar todas as obras do pai nesse livro tão rico em detalhes e informações sobre Asgard, Valquirias, Völsungs e de Gudrún. Não vou mentir e dizer quejá li algo do autor ou pelo menos já ouvi falar de alguns dos personagens citados na resenha, porque sou bem leiga quando se trata de história nórdica. Mas eu amei conhecer a obra, e o seu ponto de vista, que na minha opinião me ajudou muito a saber um pouco mais desse “mundo” que foi detalhado pelo Tolkien.

    Beijoss, Enjoy Books

    • Nossa , pelo jeito do seu comentário achei que entendia muito! Fico feliz que minha resenha tenha te trago tantas informações eu também ainda estou aprendendo sobre a cultura nórdica mas já posso afirmar que sou encantada por ela e não vejo a hora de ler mais livros sobre! E sim Christopher compilou sabiamente todos os pensamentos e anotações de seu pai , com certeza um trabalho árduo mas feito com muita maestria.

  • Confesso que eu tenho medo de ler os livros desse autor. Não tive uma boa experiência vendo Senhor dos Aneis, sempre durmo no meio do filmes. Dizem que ele é um autor muito descritivo e detalhista o que faz as leituras ficarem muito cansativas.

    Mas é um clássico e tem muitos fãs, né? Só não sei se é para mim. Achei sua resenha interessante, apesar disso. Beijos

    • Já vi muita gente falar disso de Senhor dos Anéis , eu tenho a mesma coisa só que com Star Wars , as vezes infelizmente não é tudo que agrada a todos que nos agrada também .. as vezes só depende da época em que estamos. Fiquei feliz que tenha gostado da resenha. <3


Siga no instagram @leportraitdeisa