12 fev 2020

Resenha • O Iluminado.

Salut mes amours… ✨

Com certeza eu estou sem palavras para descrever esse livro , então vamos começar do começo, haha

A primeira coisa que precisamos saber desse livro é que ele nos prende a todo o momento, sempre deixando a impressão de que algo (macabro ou não) vai acontecer, mesmo todos os personagens sendo tão bons e gentis, à primeira vista.
•––––––★––––––•
Título Original: The Shining. Autor: Stephen King.
Editora: Suma de Letras. Páginas: 480.
Ano de Publicação: 2012.
•––––––★––––––•

Acompanhamos a família Torrance, Jack (pai), Wendy(mãe) e Danny(o filho mais fofo do mundo), por uma saga não tão feliz assim, Jack vem de uma cascata de empregos catastróficos e encontra finalmente uma saída, um ‘ar fresco’ arrumando como última opção o emprego de zelador de um grande Hotel chamado Overlook , que fecha na temporada de inverno.

A ideia é simples, a família Torrance cuida do Hotel Overlook durante o rigoroso inverno aonde o hotel fica fechado , Jack além de cumprir seu papel como zelador , escreve sua peça (afinal Jack também é um acadêmico, escritor com uma obra já publicada por um grande jornal.) , Wendy e Danny fazem companhia para ele e no final do inverno todos eles estarão muito felizes, com dinheiro e podendo recomeçar a vida de novo em uma cidade nova e feliz.

Porém amigos, não é bem assim que a banda toca… Jack no decorrer do livro, vai demonstrando um lado que não conhecíamos dele, um lado violento, um lado aonde vemos maldade, maldade qual ele parece gostar de descontar nos outros…

Assim como o pai , o pequeno Danny também se mostra diferente, porém de um jeito bom, Danny desde o começo parece ser uma criança especial e descobrimos que ele realmente é, porém isso traz consequências com as quais ele , Wendy e Jack tem que lidar , consequências que podiam ser boas, mas infelizmente não são..

Eu já tinha ouvido falar que King tinha a escrita incrível e envolvente, mas sentir isso na pele, aflição, pavor, ansiedade, não imaginava que a escrita dele era tão envolvente quanto foi… acompanhar o desenvolvimento de Jack … enquanto o mesmo se entrega a loucura, ao poder do grande Hotel Overlook, é simplesmente insano.

O Hotel mandava agora.

Conforme o livro vai passando, vamos tendo muitas sensações a flor da pele, conseguimos sentir em cada pelo do corpo o poder do Overlook, cada acontecimento, cada festa, cada serpentina no elevador, nos faz tremer , afinal o Hotel tem um poder inimaginável, tudo isso por causa de uma pequena ‘bateria’ que eu não posso citar aqui..

Mais para o final do livro a aflição é tão grande que eu simplesmente não conseguia parar de ler, precisava arrancar aquela angústia do peito e saber como o livro realmente acabava, então simplesmente devorei o livro e que bom que fiz isso.

As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam.

Ao longo do livro somos apresentados a um personagem incrível chamado Hallorann , tão incrível que eu mal posso falar dele aqui sem dar spoiler, mas com certeza Hallorann é um personagem iluminado, ele vem para acalmar nosso coraçãozinho de leitor desesperado.

O final do livro é com certeza o mais inesperado e surpreendente possível, eu confesso que estava começando a achar que não ia gostar do final, mas com uma surpresa muito boa e de coração muito tranquilo o último capítulo com certeza é um alívio para todos.

Fiquei muito feliz de ter tido coragem de testemunhar a grandiosidade do King, esse livro é incrível e recomendo para todos e tenho certeza de que vou voltar a ler uma obra desse grande autor.

8 Comentários

  • Confesso que tenho um pouco de medo de ler hahaha embora já tenha lido outros do autor… mas esse final aí me deixou bastante curiosaaa!!!
    Acho que darei uma chance sim!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    • Olha eu tinha medo também , e não vou mentira, algumas partes me deixaram bem apreensiva, mas é um livro que super vale a pena .. então super te indico, leia sem medo que vai valer a pena!!

  • King é realmente incrível e envolvente de um jeito absurdo! Faz um tempo que li um livro dele, mas foram leituras inesquecíveis. Inclusive, O Iluminado. É mesmo impactante.
    Ótima resenha, fiquei com vontade de reler!

    • King é incrível mesmo, vou concordar com você eu fiquei extremamente feliz e impactada do jeito bom, com a experiência de ler esse livro!
      Fico feliz que a resenha tenha te dado vontade de reler, de coração <3

  • Eu já conhecia esse livro do King. Mas, através da sua excelente resenha, eu pude conhecer muito melhor esse enredo e saber de coisas a respeito dessa trama que eu nem imaginava estar presente nessa obra do autor. Então foi ótimo conhecer muito mais. E muita coisa foi novidade também. Gostei muito do fato de ser possível acompanhar o desenvolvimento do personagem assim!

    • Nossa, muito obrigada pelo elogio de verdade, fiz a resenha de coração e com as coisas que eu realmente achei do livro!
      Fico feliz que você tenha gostado de acompanhar a resenha e tenha descoberto mais sobre o livro!
      Obrigada de verdade <3

  • Eu sou louca para ler esse livro. Deveria ter lido agora em Janeiro em uma Leitura coletiva mas devido a problemas de saúde não consegui ler quase nada… O King é realmente incrível mesmo na construção de personagens. Já li alguns dele e por enquanto meus favoritos são Misery e Revival.

    • Que coincidência ! Eu li esse em uma leitura coletiva! hahahaha
      Esse foi o primeiro do King que eu li , mas estou louca para ler os próximos!


Siga no instagram @leportraitdeisa