14 maio 2019

Resenha – A Retornada.

Tag Livros – Inéditos de Março,2019.
Título Original: L’Arminuta.
Autora: Donatella Di Pietrantonio.
Editora: Tag Livros
Páginas: 176.
1° Edição Brasileira: 2019.

Esse livro me pegou desprevenida, não esperava conhecer uma história tão cheia de dúvidas e incertezas de uma menina de 14 anos. A história se passa na Itália, entre uma cidade litorânea grande e um vilarejo nas montanhas, mundos completamente diferentes. Até a metade do livro me senti muito confusa com o rumo da história.
Adriana a irmã mais nova é um ser humano incrível, digo ser humano porque ela jamais foi 100% criança, sempre esperta e pronta para se virar, Adriana é tão madura na sua idade quanto uma mãe de família de 50 anos e tão sonhadora quanto uma criança de 05.

Todos os personagens tem suas histórias distintas, Vincenzo com seus amigos ciganos misteriosos, a mãe com suas perdas e desafios e o pai que precisa cuidar de uma família muito grande com tão pouco dinheiro.

Nós sabemos que a morte é uma coisa inesperada, mas devido ao ambiente do livro e de como a história transcorre, quando a morte chega nesse livro ela nos pega de surpresa, nos assusta, afinal quando achamos que as coisas estão melhorando, algo pior acontece. Embora seja um livro curto as histórias são muito bem ambientadas, descritivas e cheias de significados.

Uma das histórias que mais me encantou e chamou a atenção foi a de Dona Carmella, uma benzedeira que conhece de contos, magias e futuro, ela nos mostra outro lado da mãe biológica da Retornada, nos faz sentir as dificuldades que a mãe biológica tem e passa, fazendo com que a raiva que acabamos sentindo por ela, vire, pelos menos em partes, empatia.

Uma coisa que não entendi e que confesso que me revoltou de uma maneira que eu não consegui lidar até o final do livro, foi a atitude de Adalgisa e seu marido, e também não me agradou muito o jeito repentino que o livro acaba.

Porém conhecer a personagem principal, Adriana, Vincenzo, Giuseppe, Carmela e todos os outros personagens é uma viagem gostosa ao interior da Itália, aonde descobrimos o dialeto falado pelos camponeses e como, embora seja tudo muito bonito e fértil no solo, também é muito sofrido.

A Tag Inéditos me surpreendeu com esse livro de leitura rápida e ao mesmo tempo complexa, embora tenha alguns contras que me deixaram chateada, mas que não posso contar aqui, é uma leitura de no máximo 02 dias que vai te levar a um ambiente mágico de uma cidade grande na Itália a um vilarejo nas montanhas, com parques itinerantes e ciganos fanfarrões, mostrando que a vida não é fácil, mas que tudo pode ser superado, e que com uma boa conversa e compreensão pode-se resolver qualquer problema.

“Olhar para o nosso interior da vertigem. É uma paisagem desoladora que a noite tira o sono e fabrica pesadelos no pouco que nos deixa.”

10 Comentários

  • Apesar de não gostar muito da capa desse livro, eu gostei muito da ambientação, gosto de viajar aos campos através das histórias e se tratando da Italia então.
    Vou anotar aqui para uma futura leitura, ótima resenha, bjus.

    • Se você gosta de viajar através das histórias com certeza vai gosta desse livro!!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!! <3

  • Ei Isa,

    Acho incrível quando o autor consegue desenvolver um livro curto, mas ao mesmo tempo complexo, parece que cada personagem carrega uma história bem desenvolvida e que mexe com o leitor, pois consegue surpreender com situações inusitadas, como você mencionou acima sobre uma morte inesperada. Achei bem legal a descrição das personagens, fiquei interessada. Também adorei o fato da ambientação ser na Itália e por aproximar o leitor daquela realidade mostrando tanto a beleza como as dificuldades. Ótima resenha!

    Bjux da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    • Olha com certeza esse livro é assim mesmo! Uma história curta, com personagens e ambientação incrivelmente completos!
      A morte inesperada é o que mais chama atenção no livro e olha que é uma coisa meio ‘paralela’ a história é incrível!
      A Itália é maravilhosa, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler algo detalhado sobre ela, então o livro valeu super a pena mesmo! Obrigada pela visita <3

  • Eu não conhecia esse livro, nem de nome e nem de capa, rs.
    Fiquei com vontade de ler só por ter a viagem ao interior da Itália, é um dos países que eu mais quero conhecer, principalmente por ser bisneta de italianos 🙈. Mas fiquei com um pé atrás com esse livro, pelo que você falou sobre o final, não gosto de finais assim, muitas vezes estragam livros que poderiam ser perfeitos, só não sei se isso acontece com esse.

    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    • Eu também sou !!! Podemos até ser parentes e não sabemos hahahaha
      Meu sonho conhecer a Itália, principalmente por causa das imagens daquele livro Comer, Rezar e Amar (nunca lembro a ordem , desculpa se eu tiver escrito na ordem errada hihihi) .. mas continuando .. realmente o final É COMPLICADO, também não gosto desses finais que acabam mas não acabam . e acabam deixando a gente meio chateado.. mas no final das contas o livro é uma delicia e vale a pena sim,vai sem medo nele! hihihi
      Obrigada de coração <3

  • Oi, Isa! A Itália tem uma atmosfera inspiradora, por isso adoro histórias que se passam lá. Todas que li/vi me marcaram de alguma forma, e o ambiente contribuiu muito com tudo isso. Sobre o livro, confesso que ainda não o conhecia (essa é a magia da Tag Livros, né? Nos surpreender com obras pouco conhecidas), mas a trama me chamou bastante a atenção. Gosto de histórias que exploram as dificuldades da vida e trabalham a relação entre os personagens, aliás, fiquei muito curiosa para conhecê-los. Adorei a recomendação, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    • Eu sou apaixonada pela Itália, mas até então nunca havia lido um livro sobre sabe? E eu AMEI, a ambientação, os lugares, paisagens, eu já gostava mas depois do livro ‘suspiros de admiração’ hihihihi
      Sim a Tag surpreende justamente por causa disso , trás livros inusitados!! E sim as dificuldades que esse livro explora é muito interessante, por que é algo que eu até então não tinha lido sabe? Mudança não só de vida, mas também de situação financeira, com certeza é um livro muito interessante!
      Eu que adorei você ter gostado da recomendação , de coração mesmo! <3

  • Oi Isa.
    Achei bem interessante a proposta desse livro, porque sempre me interesso por viagens e descobertas. Além disso, temas de superação são maravilhosos quando bem abordados e, pelo visto, é maravilhoso.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    • Sim!! A proposta do livro é incrível, temos mudanças de circunstâncias e perspectiva, além da ambientação!
      Fico feliz que você tenha gostado, de coração mesmo! <3


Siga no instagram @leportraitdeisa