Oioi! Ganhei O Iluminado de presente recentemente e estava adiando a leitura, pois não tive uma boa experiência com o filme, mas o seu post me animou a ler. Quero descobrir quem é Hallorann e o que o pequeno Danny tem de tão especial, já que não lembro de nada disso no filme hahahahaha (claramente assisti com muita atenção). Obrigada pela resenha e pela indicação. Abs!
Salut mes amours…
Com certeza eu estou sem palavras para descrever esse livro , então vamos começar do começo, haha
A primeira coisa que precisamos saber desse livro é que ele nos prende a todo o momento, sempre deixando a impressão de que algo (macabro ou não) vai acontecer, mesmo todos os personagens sendo tão bons e gentis, à primeira vista.
•––––––★––––––•
Título Original: The Shining. Autor: Stephen King.
Editora: Suma de Letras. Páginas: 480. Ano de Publicação: 1977.
•––––––★––––––•
Acompanhamos a família Torrance, Jack (pai), Wendy(mãe) e Danny(o filho mais fofo do mundo), por uma saga não tão feliz assim, Jack vem de uma cascata de empregos catastróficos e encontra finalmente uma saída, um ‘ar fresco’ arrumando como última opção o emprego de zelador de um grande Hotel chamado Overlook , que fecha na temporada de inverno.
A ideia é simples, a família Torrance cuida do Hotel Overlook durante o rigoroso inverno aonde o hotel fica fechado , Jack além de cumprir seu papel como zelador , escreve sua peça (afinal Jack também é um acadêmico, escritor com uma obra já publicada por um grande jornal.) , Wendy e Danny fazem companhia para ele e no final do inverno todos eles estarão muito felizes, com dinheiro e podendo recomeçar a vida de novo em uma cidade nova e feliz.
Porém amigos, não é bem assim que a banda toca… Jack no decorrer do livro, vai demonstrando um lado que não conhecíamos dele, um lado violento, um lado aonde vemos maldade, maldade qual ele parece gostar de descontar nos outros…
Assim como o pai , o pequeno Danny também se mostra diferente, porém de um jeito bom, Danny desde o começo parece ser uma criança especial e descobrimos que ele realmente é, porém isso traz consequências com as quais ele , Wendy e Jack tem que lidar , consequências que podiam ser boas, mas infelizmente não são..
Eu já tinha ouvido falar que King tinha a escrita incrível e envolvente, mas sentir isso na pele, aflição, pavor, ansiedade, não imaginava que a escrita dele era tão envolvente quanto foi… acompanhar o desenvolvimento de Jack … enquanto o mesmo se entrega a loucura, ao poder do grande Hotel Overlook, é simplesmente insano.
“O Hotel mandava agora.”
Conforme o livro vai passando, vamos tendo muitas sensações a flor da pele, conseguimos sentir em cada pelo do corpo o poder do Overlook, cada acontecimento, cada festa, cada serpentina no elevador, nos faz tremer , afinal o Hotel tem um poder inimaginável, tudo isso por causa de uma pequena ‘bateria’ que eu não posso citar aqui..
Mais para o final do livro a aflição é tão grande que eu simplesmente não conseguia parar de ler, precisava arrancar aquela angústia do peito e saber como o livro realmente acabava, então simplesmente devorei o livro e que bom que fiz isso.
“As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam.”
Ao longo do livro somos apresentados a um personagem incrível chamado Hallorann , tão incrível que eu mal posso falar dele aqui sem dar spoiler, mas com certeza Hallorann é um personagem iluminado, ele vem para acalmar nosso coraçãozinho de leitor desesperado.
Leia também Resenha – A Garota no Trem.
O final do livro é com certeza o mais inesperado e surpreendente possível, eu confesso que estava começando a achar que não ia gostar do final, mas com uma surpresa muito boa e de coração muito tranquilo o último capítulo com certeza é um alívio para todos.
Fiquei muito feliz de ter tido coragem de testemunhar a grandiosidade do King, esse livro é incrível e recomendo para todos e tenho certeza de que vou voltar a ler uma obra desse grande autor.
Letícia Guedes
Em 18.01.2021