18 jan 2021

Resenha – O Iluminado.

Salut mes amours…

Com certeza eu estou sem palavras para descrever esse livro , então vamos começar do começo, haha

A primeira coisa que precisamos saber desse livro é que ele nos prende a todo o momento, sempre deixando a impressão de que algo (macabro ou não) vai acontecer, mesmo todos os personagens sendo tão bons e gentis, à primeira vista.

•––––––★––––––•
Título Original: The Shining. Autor: Stephen King.
Editora: Suma de Letras. Páginas: 480. Ano de Publicação: 1977.
•––––––★––––––•

Acompanhamos a família Torrance, Jack (pai), Wendy(mãe) e Danny(o filho mais fofo do mundo), por uma saga não tão feliz assim, Jack vem de uma cascata de empregos catastróficos e encontra finalmente uma saída, um ‘ar fresco’ arrumando como última opção o emprego de zelador de um grande Hotel chamado Overlook , que fecha na temporada de inverno.

A ideia é simples, a família Torrance cuida do Hotel Overlook durante o rigoroso inverno aonde o hotel fica fechado , Jack além de cumprir seu papel como zelador , escreve sua peça (afinal Jack também é um acadêmico, escritor com uma obra já publicada por um grande jornal.) , Wendy e Danny fazem companhia para ele e no final do inverno todos eles estarão muito felizes, com dinheiro e podendo recomeçar a vida de novo em uma cidade nova e feliz.

Porém amigos, não é bem assim que a banda toca… Jack no decorrer do livro, vai demonstrando um lado que não conhecíamos dele, um lado violento, um lado aonde vemos maldade, maldade qual ele parece gostar de descontar nos outros…

Assim como o pai , o pequeno Danny também se mostra diferente, porém de um jeito bom, Danny desde o começo parece ser uma criança especial e descobrimos que ele realmente é, porém isso traz consequências com as quais ele , Wendy e Jack tem que lidar , consequências que podiam ser boas, mas infelizmente não são..

Eu já tinha ouvido falar que King tinha a escrita incrível e envolvente, mas sentir isso na pele, aflição, pavor, ansiedade, não imaginava que a escrita dele era tão envolvente quanto foi… acompanhar o desenvolvimento de Jack … enquanto o mesmo se entrega a loucura, ao poder do grande Hotel Overlook, é simplesmente insano.

“O Hotel mandava agora.”

Conforme o livro vai passando, vamos tendo muitas sensações a flor da pele, conseguimos sentir em cada pelo do corpo o poder do Overlook, cada acontecimento, cada festa, cada serpentina no elevador, nos faz tremer , afinal o Hotel tem um poder inimaginável, tudo isso por causa de uma pequena ‘bateria’ que eu não posso citar aqui..

Mais para o final do livro a aflição é tão grande que eu simplesmente não conseguia parar de ler, precisava arrancar aquela angústia do peito e saber como o livro realmente acabava, então simplesmente devorei o livro e que bom que fiz isso.

“As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam.”

Ao longo do livro somos apresentados a um personagem incrível chamado Hallorann , tão incrível que eu mal posso falar dele aqui sem dar spoiler, mas com certeza Hallorann é um personagem iluminado, ele vem para acalmar nosso coraçãozinho de leitor desesperado.

Leia também Resenha – A Garota no Trem.

O final do livro é com certeza o mais inesperado e surpreendente possível, eu confesso que estava começando a achar que não ia gostar do final, mas com uma surpresa muito boa e de coração muito tranquilo o último capítulo com certeza é um alívio para todos.

Fiquei muito feliz de ter tido coragem de testemunhar a grandiosidade do King, esse livro é incrível e recomendo para todos e tenho certeza de que vou voltar a ler uma obra desse grande autor.

12 Comentários

  • Oioi! Ganhei O Iluminado de presente recentemente e estava adiando a leitura, pois não tive uma boa experiência com o filme, mas o seu post me animou a ler. Quero descobrir quem é Hallorann e o que o pequeno Danny tem de tão especial, já que não lembro de nada disso no filme hahahahaha (claramente assisti com muita atenção). Obrigada pela resenha e pela indicação. Abs!

    • Eu assisti o filme e achei muitas coisas semelhantes e muitas não semelhantes, mas acho que se você ler o livro e assistir o filme novamente sua visão vai mudar e você vai ver o filme com outros olhos. Fico feliz que a resenha tenha te deixado com animo para ler o livro de verdade.!! 🥰

  • Oi, Isa. Nossa, O iluminado é um dos meus favoritos do autor. E apesar dele ter odiado, eu gosto do filme do Kubrick hahaha
    Preciso reler em algum momento. Adoro o cenário, a narrativa descritiva, a decadência que toma a mente de Jack…

    Tschüss 😘

    • Eu adorei o filme também , achei que tem coisas que casam bem com o livro coisas que eu consegui imaginar lendo e vi no filme, e coisas que não tem meio que nada haver,rs Eu não sei se eu leria novamente o livro porque sou muito medrosa e só Deus sabe como tive que ser corajosa para ler esse livro hahaha , mas gostei bastante da experiência a escrita do autor é realmente incrível.

  • Essa foi uma das minhas melhores leituras do ano passado, bem diferente do filme e com um final de arrepiar. Recomendo para todos, apesar de ser um calhamaço, você lê muito rápido de tão boa que é a narrativa.

    • Você achou um calhamaço? Eu achei tão tranquilo de ler , uma leitura fluída e rápida , também achei que tem algumas semelhanças com o filme , mas tem coisa que não tem nada haver mesmo hahahaha

  • Menina, que coragem para ler esse livro… rsrs Eu aonda tenho bastante medo dos livros do autor, confesso. Mas que bom que você perdeu o medo e te foi uma leitura sensacional no final das contas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    • Olha eu tive que ser muito corajosa para ler esse livro, porque sou bem medrosa e confesso que não sei se volto a ler algum conto de terror do autor não , rs Mas tirando isso foi uma ótima leitura a escrita do King é simplesmente maravilhosa que vale realmente a pena ser lida.

  • Fantástico como esse livro deixou você sem palavras por ser um livro que prende o leitor a todo momento seja por acontecimentos macabros ou não. Excelente saber que o final foi o mais surpreendente possível! Ainda preciso explorar mais livros assim do gênero.

    • Sim o final desse livro é realmente uma grata surpresa, minha parte favorita na verdade hahaha , eu não sei se volto a explorar mais livros desse gênero pois sou bem medrosa , mas gostei da experiência.

  • Oi Isa, eu sou a Carol, aka, a LOUCA do King. hahhahaa
    Fico muito feliz em ver uma resenha tão legal assim sobre a PRIMEIRA obra do mestre que eu li na minha vida. Eu já reli ao longo dos anos, mas a gente nunca esquece a primeira experiência.
    Adorei os pontos que ressaltou, principalmente o que Jack deixa pouco a pouco o Overlook fazer com ele. King é espetacular. E embora muitas pessoas não gostem dos seus finais de livro, esse é um muito bem fechado, né?
    Te recomendo ler em breve Doutor Sono. Que é sobre o Danny, agora Dan, adulto.
    Abraços e que consiga ler mais obras do Rei.

    • Ai que legaaaaal! Essa foi a primeira obra do King que eu li também!!
      Sim , esse livro é realmente muito bem fechado eu adorei o final foi um leve suspiro para mim como leitora sabe?
      Eu fiquei muito interessada sobre esse Doutor Sono , quero ver como o Danny ficou adulto e tudo o mais , só preciso tomar coragem para ler hahahaha , fico feliz que tenha gostado da resenha de verdade!! 🥰


Siga no instagram @leportraitdeisa