10 jan 2019

Resenha – O Silmarillion.

💎 Nome Original: The Silmarillion.
💎 Páginas: 480.
💎 Ano de Publicação: 1977.
💎 Editora: Wmf Martins Fontes.
💎 Ilustrador da Capa: John Howe.
💎 Autor: J.R.R. Tolkien. Publicado postumamente, pelo seu filho Christopher Tolkien com a assistência do escritor de ficção de fantasia Guy Gavriel Key para reconstruir algumas partes principais.
💎 Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Quando decidi começar a ler o Silmarillion como minha primeira leitura do Tolkien, fui alertada por minha amiga Anne e Amanda de que era uma leitura extremamente complexa e difícil, que talvez seria uma boa pedida começar com o Hobbit, porém teimosa como sou, decidi ler O Silmarillion mesmo!

O livro realmente é muito complexo, pois afinal ele se trata nada mais nada menos do que a história da criação da Terra Média.

Somos apresentados ao poderoso criador de Arda (a terra) o todo poderoso Ilúvatar que através de seus pensamentos criou os Ainur, seres extremamente poderosos e sagrados que ajudaram Ilúvatar na criação da terra.

Os Ainur’s são os seguintes:

  • Ulmo – que seria responsável por toda água e profundidade dos oceanos e rios.
  • Manwe – o mais sábio, representado pelo elemento ar.
  • Aüle – representado pelo elemento terra, tem sua alegria no ato e no resultado de fazer, por isso ele sempre dá e não acumula e sempre se interessa por uma nova obra, pelo novo.
  • Melkor – o último e tão poderoso quando Aüle (que só era menos poderoso que o próprio Ilúvatar.) ao contrário de seu irmão, Melkor era rebelde, questionava tudo o que Ilúvatar pensava e sempre queria pensar mais, ter mais, ser mais.

Além desses citados, temos também Oromë, Mandos, Lorien e Tulkas.

Créditos: Link na Foto.

Achei essa ilustração (link na imagem) MUITO legal, pra vocês terem uma ideia de quão grandiosos esses seres são.

Eu podia passar anos e escrever outro livro sobre como é entender a criação da Terra Média e como é descobrir o mundo de Tolkien de uma maneira que nunca imaginei descobrir, temos uma tempestade tão grande de informações que fica difícil assimilar tudo em apenas algumas horas de leitura.

Com o livro compreendi a grandiosidade de Tolkien, aprendi como os Orcs foram criados e que os Balrogs são espíritos valaraukas que também podem ser chamados de Flagelos de Fogo e como existia um exército deles (sendo que no filme, um só já causa grande estrago.) imaginem um exército!

Descobri que a aranha que vemos no filme O Senhor dos Anéis é cria de uma aranha muito maior, muito mais assombrosa e de uma importância enorme na história toda.

Aprendi que as Silmarils foram feitas pelos noldors os elfos mais habilidosos que já existiram e como elas foram perdidas por orgulho e medo.

Descobri que o final do ultimo filme de O Senhor dos Anéis tem um significado tão grande para a história da Terra Média e de Tolkien, que não só fiquei minutos parada olhando o nada, perdida em pensamentos, como também chorei com o que havia acabado de descobrir.

Aprendi que os anões também podem ser chamados de Naugrim e são a raça mais antiga da Terra Média, permita-me o spoiler, mais antigos até que os próprios Elfos.

Além de todos esses ensinamentos, Tolkien nos da histórias e baladas, maravilhosas ao decorrer do livro, sendo na minha mais humilde opinião uma das mais memoráveis a Balada de Lúthien (que inclusive foi lançado livro recentemente.) , aonde conta-se a bela história de amor entre Beren o homem e Luthien a elfa, que era simplesmente filha de uma Maiar (seres que de tão poderosos serviam aos próprios Valar, como amigos.) sendo Luthien o mais belo ser que já existiu na Terra Média.

Vou colocar aqui um dos momentos (que na minha opinião) é um dos mais belos do livro o encontro de Elwë (Thingol) e Melian a Maiar.

‘Ela não proferiu nenhuma palavra, mas cheio de amor, Elwë aproximou-se e pegou-lhe na mão, e, acto contínuo, caiu sobre ele um encantamento, de modo que ficaram assim enquanto longos anos eram medidos pelas irrequietas estrelas que os cobriam; as árvores de Nam Elmoth tornaram-se altas e escuras antes de eles proferirem qualquer palavra.’

Também descobrimos a linhagem de Aragorn e como seu povo, os númenorianos, foram importantes e sábios, porém fracos quando se dobraram a vontade do mal, acabando assim com sua própria raça, deixando apenas poucos herdeiros.

E que na minha mais humilde opinião, a queda de Numenor foi mais do que merecida, afinal é uma burrice sem tamanho, homens e mulheres tão belos e sábios, quererem se voltar contra os próprios valar, mostrando assim que a raça humana é burra e imatura até na terra média.

Pude descobrir que Isildur é mais do que uma cena em um filme e que Galadriel é de uma época tão antiga que nunca nem se passou pela minha cabeça o quanto poderosa ela é.

Entendemos o porquê de Elrond ficar tão chateado por sua filha Arwen querer ficar com Aragorn na Terra Média , mas ao mesmo tempo que entendemos sua chateação entendemos a grandiosidade e como Elrond é mais velho e sábio que sua aparência.

Descobrimos a armadilha que os anéis dos poderes eram.

E eu podia falar mais e mais e mais, porém só lendo para entender a grandiosidade desse livro.

Mas quero terminar com chave de ouro, Gandalf, Radagast e Saruman, são com certeza muito, mas muito mais sábios e poderosos do que eles aparentam ser e o propósito de todos é maior do que qualquer coisa que o diretor tentou passar nos filmes.

Por isso meus amigos, por todos esses fatos, por todas essas descobertas, por todas essas maravilhas que aprendi e vim aqui compartilhar com vocês de um jeito tímido, pois não posso dar spoilers, peço a todos que já leram venham conversar comigo hoje sobre esse mundo maravilhoso!

E os que ainda não leram, vocês com certeza não sabem o que estão perdendo!

Termino essa resenha com uma das minhas citações favoritas do livro:

‘É que dá bem-aventurança e da alegria na vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como as obras belas e maravilhosas, enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas; e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia.’

Para quem leu , assista e vídeo e coloque em imagens tudo o que lemos.
Para quem não leu, assista esse vídeo e corre pra ler, porque meu olha essas ilustrações.


Vídeo pego no Canal: Tolkien Talk.

19 Comentários

  • Excelente resenha , bem descritiva sem entregar o conteúdo do livro e cativante ao leitor . Meus parabens !

    • Muito obrigada, fico sempre muito feliz quando vocês gostam do que eu escrevo é com certeza gratificante!

  • AMEI, AMEI, AMEI!
    Eu li esse livro bem nova, tinha uns 16 anos e me apaixonei por sua genialidade!
    Me lembro pouco dos detalhes, mas suas considerações me fizeram reviver cada uma das situações!
    Vou reler ele em breve, principalmente deposi desse post cheio de amor!
    Realmente não é um livro fácil, mas vale cada letrinha que contém nele!!!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    • MEU eu fico MUITO FELIZ de despertar em você sentimentos que você teve na primeira vez em que leu Tolkien! E mais feliz ainda em saber que quer reler por causa do que eu escrevi *-*

      Com certeza é um livro díficil, cheio de detalhes , mas é exatamente isso que o faz maravilhoso né, sempre fico me perguntando como deveria ser amigo/filho ou alguém próximo de Tolkien, e o quanto ele não ensinou e tinha ainda para ensinar.

      Obrigada de coração por esse comentário! <3

  • Oi Isa.
    Eu quero ler a série de O Senhor Dos Anéis um dia, mas acho que ainda não é o caso. Acho super interessante o mundo que o Tolkien criou. E como ele foi inspiração para autores que eu amo, espero ter a oportunidade de ler algo dele um dia.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    • Sim , acredito que para ler Tolkien tem o momento certo, muitos se apaixonaram quando conheceram os filmes, mas alguns ainda preferem esperar mais um pouco.

      Como eu sempre gostei de jogar RPG, Tolkien sempre foi muito presente na minha vida!!

      Mas quando você tiver a oportunidade leia sim, porque é incrível o mundo que ele criou.

  • Olá, eu sou doida parar ler alguma obra de Tolkien.
    Apesar de não ser muito fã desse estilo de fantasia, vou dar uma chance kkk e para começar já vou anotar sua dica, pois pelo que descreveu em sua resenha parece ser muito bom, já gostei da capa.
    Bjus e uma boa semana.

    • Olha depois que ler você vai amar esse tipo de fantasia hahaha é um caminho sem volta, mas tenho certeza que você não vai se arrepender!!

      Realmente é uma capa incrível de linda né!!

  • Mais um livro do Tolkien para a minha lista de leituras. Eu vou seguir a dica da sua amiga e começar por O Hobbit, mas é mais porque eu já tenho ele mesmo, só não consegui ler ainda, rs.
    Amei, amei, amei tudo que você falou que tem nesse livro, maravilhoso parece pouco para ele.

    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    • Obrigada Dani de coração!!
      Meu realmente esse livro é incrível! Meu caso foi ao contrário, além da teimosia eu também só tinha esse hahaha , e comprei um outro na Bienal , mas ainda não li mole socorro.
      Mas depois me fale o que achou do Hobbit , eu ainda não consegui ler!!

      E sim , maravilhoso é pouco mesmo, a gente fica chocado e transbordando com tanta informação!!
      Eu agradeço de coração por ter gostado da resenha <3

  • Oieee!!!!
    Resenha fantástica!
    Amei cada palavra! Tolkien, tem estado na minha lista a muuuitooo tempo, e toda vez que leio algo sobre as obras e a escrita dele me lembro que tenho que deixar de protelar e ir logo ler!
    Amei a resenha. Vou ser teimosa igual você e começar por esse kkkkkkkk

    • MEU Tolkien é incrível de uma maneira que só sentindo hahahaha
      Sim seja teimosa, preste atenção , faça anotações e eu tenho certeza que você não vai se arrepender, de coração mesmo!!!

  • Ah que resenha linda Isa.

    Eu pretendo ler esse livro em breve, mas depois da sua resenha fiquei com vontade de ler hoje a tarde mesmo hahah Eu tenho certeza que irei amar essa leitura, pois são tantas descobertas desse universo maravilhoso criado por Tolkien, e curiosa do jeito que sou ficarei maravilhada com tudo. Amei saber suas impressões e o quanto esse livro te impressionou.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    • Menina sério? Fico muuuuuuuuuuito feliz hehehe me conta se começou a ler pelo amor de Deus!!
      Nossa me impressionou demais e já tenho planos para ler novamente depois que eu terminar todos os livros de Tolkien do universo! Você não vai se arrepender, como falamos no outro comentário se você gosta de RPG , com certeza vai se identificar demais!!

      Obrigada por gostar do post de coração! <3

  • Olá, Isa Santos
    Tudo bem? Então ano passado eu fiz maratona da trilogia do Sr. dos Anéis com o Clube do Farol e os Corvos de Odin. Quando chegou a vez da leitura de O Silmarillion confesso que não conseguir reler, apesar de pouco o quase nada lembrar da primeira leitura em 2014. Eu pretendo sim reler e adquirir os livros lançados pela HarperCollins Brasil. Amei seu texto e as considerações sobre a leitura. A imagem dos Ainur’s está lindíssima e a vontade de voltar a Terra Média é enorme. Beijos,
    Elis do ☘ Blog Pretenses

    • Sério? Que legal , amo essas maratonas! Mas além de precisarmos estar no clima , precisa ser o momento certo para o livro certo né! O Silmarillion é um livro que precisamos nos preparar para ler, devido aos detalhes! Eu também quero adquirir todos os outros livros lançados pela HaperCollins ou pela Martins Fontes , hahaha Fico muito feliz que tenha gostado da resenha de coração! Se decidir voltar a terra média, me conte para conversarmos mais!!

  • Olá, Isa. Tudo bem?
    Vejo tanta gente elogiando os livros do J.R.R. Tolkien e eu só me pego pensando: quando é que eu vou ler? A minha demora mesmo é porque tenho medo de não gostar (admito, haha). Advinha? Assim como você, eu iria preferir começar a leitura por O Silmarillion, justamente porque é praticamente um guia/dicionário das obras seguintes/anteriores. Comecei a leitura por “A Sociedade do Anel vol. 1”, e eu não tava entendendo nadicas de nada! Kkkk A criatividade dele é tão ampla que eu pensava: será que esse cara f*mou algo enquanto escrevia? porque não é possível, kkkkk.

    P.S.: Parabéns pela resenha. Disse muito sem contar spoiler! <3
    Com carinho,
    Jessie do blog Cacto Florido 🌵

    • MEU , fico muito feliz de verdade pelo elogio, sempre faço o máximo pra não dar spoilers, pois sei como é chato isso!
      Sobre começar pelo O Silmarillion, não sei porque as pessoas começam pelos outros , tudo bem que ele é MUITO detalhado, mas depois que você passa por ele se abre um leque de conhecimento na nossa cabeça e por mais que eu não tenha lido os outros livros, só de assistir os filmes minha compreensão já foi muito maior, do que antes de ler .. tenho certeza que você não vai se arrepender quando pegar o livro para ler e tenho certeza que vai amar, talvez não pela história, mas pela genialidade.. de um jeito ou de outro vai amar hahahaha <3

  • Olá, Isa. Tudo bem?
    Vejo tanta gente elogiando os livros do J.R.R. Tolkien e eu só me pego pensando: quando é que eu vou ler? A minha demora mesmo é porque tenho medo de não gostar (admito, haha). Advinha? Assim como você, eu iria preferir começar a leitura por O Silmarillion, justamente porque é praticamente um guia/dicionário das obras seguintes/anteriores. Comecei a leitura por “A Sociedade do Anel vol. 1”, e eu não tava entendendo nadicas de nada! Kkkk A criatividade dele é tão ampla que eu pensava: será que esse cara f*mou algo enquanto escrevia? porque não é possível, kkkkk.

    P.S.: Parabéns pela resenha. Disse muito sem contar spoiler! <3
    Jessie do blog Cacto Florido 🌵