14 ago 2019

Resenha – Uma Flor em Outra Estação.

Salut mes amours!

Vou começar essa resenha agradecendo o Guiomar, que por força do destino e de forças maiores me encontrou em um momento que eu realmente precisava dele e depois com o tempo descobri que ele também precisava de mim!

Quando nossa parceria começou éramos apenas dois estranhos em estados diferentes, porém agora posso afirmar com tudo o que eu tenho de mais sincero que somos amigos, parceiros e tudo o que há de bom hahaha!

Título Original: Uma flor em outra Estação. Autor: Guiomar Baccin. 
Editora:
Lew Editora. Páginas: 84. Ano de Publicação: Segunda Edição – 2015.
Onde Comprar: Aqui.

Eu já sabia pela intensidade de Guiomar, que o livro dele não seria diferente, então precisei preparar minh’alma para começar essa leitura.

Eu gosto de livros que me fazem pensar e mexem comigo logo no começo e foi exatamente isso que aconteceu.

Logo em suas primeiras páginas temos o questionamento ‘ei e se mudássemos nosso valor de lugar? E se ao invés de discutirmos política, discutíssemos sobre felicidade e autoconhecimento?’.

A poesia da página 20, chamada de ‘Meio Poesia’ (poesia essa que foi vencedora do Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Poesia Livre 2015 – Editora Vivara.) fala tanto sem falar nada, afinal tudo é meio nada e por isso através dela, temos uma certeza de que tudo tem um propósito até o final de nossas vidas, mesmo se não nos sentirmos completos.

Já na página 21 , encontramos a mensagem de que não podemos deixar para depois , nada absolutamente nada, afinal como diz a poesia ‘Não Espere o Ano Novo’ .. ele pode nem chegar.

Deparamos bastante com questões como o tempo e o sofrimento em Todos Sabem (página 29) e Sofrimento (página 35), nos deparamos com a mensagem de que o tempo nunca volta e que embora a maioria das coisas as vezes pareça sofrimento, a única coisa que realmente importa é o que faremos com o tempo que nos é dado.

Foi na página 48 que finalmente cheguei na poesia que dá nome a esse livro, uma poesia que significou muito para mim e Guiomar sabe muito bem disso, afinal na minha opinião ela simboliza uma flor, um ser humano que anseia que o inverno acabe logo, este inverno simboliza nada mais nada menos do que tristeza, tribulações e uma época muito ruim na vida da flor, que anseia que épocas melhores cheguem logo!

Uma das coisas que também me encantou nesse livro foi que Guiomar nos presenteia com 4 poemas de pessoas que ele ama e admira, (um desses poemas escrito por sua irmã mais velha Ecléia Vanessa Canei Baccin, que legal né? *-*) entre eles, está o poema ‘Embriaguez’ de Ana Oliveira, que me tocou de uma maneira tão profunda que eu me imaginei dançando naquele quarto de sentimentos tão triste … na verdade eu dancei … e vivi, por isso me senti tão comovida com o poema.

Os poemas da Página 60, 62, 64, 65 são poemas extremamente intensos Guiomar, junto com os autores que ele traz, mexe tanto conosco que mal consigo colocar em palavras, entender que embora a tristeza seja forte e pareça que nunca vai passar, que não devemos perder a esperança é difícil, mas isso é passado no livro de uma maneira inexplicável e está tudo bem, o importante é NUNCA perdermos a esperança.

O livro do Guiomar, foi o primeiro livro de Poesia que li na minha vida e eu nunca havia chorado lendo uma poesia, porém descobri que quando a poesia nos toca, ela mexe com absolutamente tudo, de dentro pra fora, arrepia nossos pelos, inunda nossos olhos… eu só tenho a agradecer ao Guiomar, por ter me achado e ter me proporcionado essa experiência incrível e por termos essa amizade, tão agradável!

34 Comentários

  • Tem muito tempo que eu não leio um livro de poesia Ultimamente estou focada em fantasia. Mas confesso que vendo a forma como você elaborou toda postagem carregada de sentimento, visivelmente essa leitura de impacto. Isso me deixou muito curiosa, desejoso de conhecer de perto esse livro. É muito bom quando a gente se depara com uma leitura que dia alguma forma Fala conosco.

    • Sim é ótimo quando nos deparamos com uma leitura assim eu sempre fico impressionada, maravilhada!
      Fico feliz que você tenha gostado de como eu trouxe isso pro Blog, de coração e fico mais feliz ainda que eu tenha te motivado a querer ler!
      Na aba lateral se clicar na capa do livro, tem o link para compra, o frete é grátis hehehe ❤

  • Esse livro deve ser a emoção a flor da pele, deve ser páginas que nos comovem e nos fazem refletir. Fiquei bem interessado.

    • Exatamente isso que você descreveu que eu senti lendo esse livro!
      Aqui na barra lateral, só clicar na capinha dele e você pode adquirir com o frete grátis! ❤

  • Olá, Isa.

    Confesso que não sou adepta a ler livros do tipo. Mas fiquei feliz pela intensidade que os poemas do autor lhe tocaram, são poucos que tem habilidade para tal coisa.

    • Olha eu não lia também, foi o primeiro do tipo e foi a melhor coisa que me aconteceu.. se um dia resolver se arriscar nesse mundo, seria uma boa primeira obra! ❤

  • Que delícia de resenha dessa obra que pareceu ser mesmo uma ótima leitura!❤Eu igualmente gosto de livros que me fazem pensar. E também, que são capazes de mexer comigo logo no começo. Maravilhoso que tenha sido exatamente isso que aconteceu, através desse livro. Achei super interessante o fato de que Guiomar nos presenteia com quatro poemas de pessoas que ele admira e ama, isso me deixou encanta por saber também. Adorei conhecer essa obra. Já fiquei muito curiosa para poder ler também. Ótima dica de leitura. Perfeita!

    • Eu também sempre me encantou com as palavras do Guiomar e em como ele reconhece e da crédito a tudo aquilo que ele ama sabe? Foi com certeza uma das coisas que também me chamou a atenção para o autor e para a poesia e obra dele!
      Fico muito feliz que tenha gostado, se você tiver interesse em adquirir o livro, aqui na barra lateral tem o link na capa do livro, o frete é grátis!! ❤

  • Oi, tudo bem? Que leitura mais gostosa. Acho incrível como alguns autores têm o poder de nos fazer sentir um misto de sentimentos. Gratidão, felicidade, amor pela vida, além das milhares de reflexões. Realmente o tempo não volta. O que podemos fazer é ver tudo aquilo que fizemos de errado no passado e tentar ser pessoas diferentes no futuro. Fazer tudo da melhor forma possível. Um abraço, Érika =^.^=

    • Sim também sempre fico encantada quando me deparo com autores com essa incrível capacidade! Sim , não só fazer tudo por cima, mas também quero acrescentar, sempre melhorarmos, evoluirmos, porque não só errar o mais importante é aprender com os erros, a ser uma pessoa melhor!
      Obrigada pelo comentário e pelas palavras! ❤

  • Oi, Isa! Sua postagem está lindíssima! Eu simplesmente AMO poesias e a intensidade emocional que elas podem nos causar. Penso que há de termos certa sensibilidade aflorada para atingirmos esse auge, mas você me chamou aqui na sua postagem! Que você possa entrar de cabeça, corpo e coração nesse universo literário poético, já que se iniciou aqui tão lindamente!Parabéns! E obrigada! Bjs

    • Oi Ana!!
      Olha eu confesso que fiquei impressionada com a intensidade emocional mesmo viu!
      Nossa que belas palavras, eu já entrei de cabeça viu ! Estou amando esse universo que até então era desconhecido para mim!
      Muito obrigada pela visita, por ter gostado, pelas palavras! ❤

  • Adorei a capa do livro e amo poesia. Adoraria ler. Eu não sei se concordo com essa ideia de que não devemos discutir política. Infelizmente ela está relacionada a nossa felicidade diretamente.

    Mesmo assim fiquei interessado. Achei uma graça o seu blog, parabéns 😉

    • Fico muito feliz que você tenha gostado da capa e ame poesia! E tenha achado meu blog uma graça hihihihi fico até sem jeito!! ❤
      Sim, o bom do ser humano é exatamente isso que cada um pode ter seu ponto de vista e tudo bem por isso, porque é isso que torna cada um especial né?!
      Já que ficou interessado, se quiser adquirir clica no link na barra lateral, aproveita que o frete está grátis hihihi! ❤

  • Oi Isa.
    Poesia não é um gênero que eu tenha lido muito, mas espero começar em breve. Adorei suas impressões sobre esse livro e a diversidade que o autor parece abordar dentro de um contexto maior. Não conhecia a obra mas fiquei super interessada.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    • Fico muito feliz que mesmo não sendo um genero do seu cotidiano , você tenha ficado interessada pelo o que eu escrevi sobre a obra! E olha são impressões do fundo do meu coração, porque esse livro realmente mexeu muito comigo!
      Se você tiver interesse em adquirir, tem o link aqui na barra lateral e o frete é grátis! ❤

  • na verdade, EU adoro poesia….e falando Serio, EU nao vejo a hora de comprar um deces livros ….

    • Fico muito feliz que você ame poesia!!
      Se quiser aproveitar a oportunidade o livro está a venda aqui na barra lateral e o frete está grátis!!

  • Ei! Tudo bem?
    Que indicação lindinha, amo livros de poesia e faz muito tempo que não leio um livro com poesias tão fascinantes quanto essas parecem ser. Amei ler sua resenha e vou anotar essa indicação com certeza!
    Gostei de ver que o autor reservou um espaço para os 4 poemas de pessoas especiais para ele 🙂 Uma fofura!

    Beijos!

    • Olá!! Tudo ótimo hehehe
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que tenha se interessado pelo livro!
      Sim é uma fofura e os poemas das pessoas especiais também são incríveis!
      Se tiver interesse em comprar o livro, clica na barra lateral aqui o preço está super acessível e o frete é grátis!! hehehe

  • Ah, que resenha mais linda.
    Fico tão feliz quando encontro um leitor que tem seu primeiro contato com poesias e se apaixona pelo gênero.
    Confesso que é um dos meus gêneros favoritos. Já amei esse livro, obrigada por compartilhar, bjusss.

    • Nossa , fico muuito feliz com esse elogio!
      E sim me apaixonei demais pelo gênero, jamais imaginei que toca-se tanto nossos sentimentos como realmente toca!
      Sério que é um dos seus gêneros favoritos?! Se quiser adquirir o livro, aqui na barra lateral tem o link e o preço está super acessível!!
      Eu que agradeço de coração!!

  • Oi Isaaaa xará! Tudo bem? Menina, você descreve esse livro de poesias com tantos detalhes e tanta intensidade que realmente deve ter mexido muito com você. Você transparece todo o amor que recebeu através desse livro e isso é tão lindo! Muito bacana que a leitura chegou num bom momento para você. Amo quando um livro assim consegue emocionar!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    • Nossa , Isa xará hehehehe fico emocionada com seu comentário também!

      É muito gratificante quando conseguimos transmitir com palavras o que sentimos o que em muitos casos nos é difícil! Mas seu comentário me deixou muito , muito feliz mesmo!!
      É realmente uma delicia quando o livro chega no momento certo e foi exatamente isso que aconteceu!

      Muito obrigada de coração!! ❤

  • Que bacana! Tão bom quando uma leitura nos proporciona sentimentos tão intensos.
    Eu gosto muito de livros de poesias e faço muitas leituras assim. Esse eu não conheci e já me encantei pela capa logo de cara.
    Gostei também de saber um pouquinho mais, tenho certeza que vai mexer comigo também. Vou levar a dica!

    bjs

    • Imagina eu que agradeço por você ter gostado da resenha!!
      Já que você é uma amante da poesia, se quiser ajudar o autor adquirindo o livro é só clicar na barra lateral na capa do livro , o preço está supre acessível!!
      Fico muito feliz de coração que você tenha gostado!! ❤

  • Ameiii a resenha e as fotos! Simplesmente perfeitos

  • Olá!

    Caramba, esse livro foi realmente muito especial para você! É diferente quando lemos o livro em um momento totalmente que se encaixa com a história. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    • Sim, foi especial demais mesmo viu!!
      É diferente e muito emocionante! Fico feliz que você tenha gostado de coração! ❤

  • Uau, esse post foi inspirador! Percebi o quanto você realmente gostou da leitura e fiquei com vontade de ler também.
    Dica salva aqui!

    • Fico feliz que tenha gostado !!
      Se quiser adquirir o livro só clicar na barra lateral aqui que está com o preço super acessível hehehe

  • OIE, não costumo ler poesia, preciso mudar isso, portanto adorei a dica e com certeza entrará para minha lista de desejados, pois é sensacional quando o livro nos toca de forma a lavar os olhos.. Obrigada pela dica. beijos.

    • Nossa é sensacional mesmo viu!
      Foi minha primeira experiência com poesia e recomendo demais, se quiser adquirir o livro é só clicar na barra lateral na fotinha do livro !! hehehee


Siga no instagram @leportraitdeisa